PINGUINHAS - Escola de Infantes e Cadetes

A Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, designada por “PINGUINHAS”, tem como principal objetivo, promover a instrução inicial para um possível ingresso na carreira de Bombeiro, formando estes jovens nas temáticas da proteção e socorro, ao mesmo tempo, procurando fazer com que estes se tornem cidadãos conscientes, fomentando-lhes valores morais e éticos de cidadania.

Solidariedade, tolerância e entreajuda sem exclusões nem omissões, são metas atingir com serenidade, coragem e sabedoria, fortalecendo a amizade e adotando atitudes positivas e dinâmicas.

Tendo a componente pedagógica com diversas disciplinas como Relações Interpessoais, Organização de Bombeiros, Ordem Unida, Preparação Física, Comunicações, Veículos e Equipamentos, Eletricidade, Hidráulica, Construção Civil, Socorrismo, Nós e Ligações, Fenomenologia da Combustão, Agentes Extintores, Incêndios Florestais, Incêndios Urbanos e Industriais, Matérias Perigosas, entre outras.

Além da componente pedagógica, os “PINGUINHAS” participarão em outras atividades tais como: Formaturas em dias de Cerimónias Oficiais e/ou Religiosas; nas atividades do Dia da Unidade; Acampamentos e outras atividades relacionadas com a defesa e prevenção da natureza e do ambiente, entre outras.

Sob a responsabilidade e a orientação do Comandante do Corpo de Bombeiros e da equipa de Bombeiros Formadores, os “PINGUINHAS” garantirão em termos operacionais, certamente um futuro muito risonho a esta mui nobre Associação, onde o lema “VIDA POR VIDA” continuará a pautar-se pelo espirito voluntarioso, de equipa e onde as dificuldades são um estímulo para todos aqueles que sabem e querem lutar.

CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO

Dia de Funcionamento e Horário: Sábados, das 10:00h às 12:00h, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.

Fardamentos dos Pinguinhas: o Fardamento será pago pelos Pais dos Pinguinhas (Calça; Dólmen; Bota tipo “Bombeiro”; T-Shirt “Bombeiros”; Boné “Bombeiros” e Cinturão).

Seguro da Atividade: Por conta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos...

Informações e Inscrições: No Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez. (Ficha de Inscrição)

  

  

 

           

Toques das Sirenes

1 Toque: Chamar motorista

2 Toques: Acidente

3 Toques: Incêndio florestal

4 Toques: Incêndio em habitação (vila)

5 Toques: Incêndio em habitação (aldeia)

10 Toques: Activação do Plano de Emergência Municipal

Informações úteis

Telefone AHBVAV: +351 258 520 300

Em caso de incêndio ligue 117

Em caso de emergência ligue 112

Contactos

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  +351 258 520 300
  +351 258 520 301
  Rua Soares Pereira
4970-465 Arcos de Valdevez
Lat: 41.84773361 | 41º 50' 51,83716''
Long: -8.41989747 | 8º 25' 11,62949''
 

Social