Sempre e onde precisar, estaremos prontos a ajudar! Desde 1889, ao serviço da comunidade.

Disponíveis 24/7. Ligue:
258 520 300

Incêndios Florestais e Consolidações de Rescaldo
0
Incêndios Urbanos
0
Emergência Pré Hospitalar
0
Acidentes de Viação
0
Transportes de Doentes Não Urgentes
0
Operacionais Envolvidos
0
Alertas
0
KM Percorridos
0
Horas de Serviços Prestados
0

Dia da Unidade

AHBVAV

Missão, Visão e Valores

Dia da Unidade

Serviços

Serviços e Áreas de Atuação

Emergência Médica

Combate a Incêndios

Transporte de Doentes Não Urgentes

Manutenção e Prevenção

Formação nas Empresas

Serviços Diversos

Notícias e Informações

𝗔𝗹𝘂𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 𝗯𝗿𝗶𝗹𝗵𝗮𝗺 “𝗢𝗻𝗱𝗲 𝗼 𝗖𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝘀𝗲 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗻𝗱𝗲” Os alunos dos cursos de 𝗣𝗿𝗲́ 𝗜𝗻𝗶𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼, 𝗜𝗻𝗶𝗰𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗥𝗼𝗰𝗸𝗦𝗰𝗵𝗼𝗼𝗹, do Conservatório de Artes de Valdevez (CAV), subiram ao palco da Casa das Artes para o musical “Onde o Coração se Esconde”, no âmbito das apresentações artísticas integradas do Plano de Atividades escolares. O espetáculo decorreu ao final da tarde de quinta-feira, dia 25 de junho, e encantou toda a plateia, composta por pais, familiares e elementos da comunidade educativa. O 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗔𝗿𝗰𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗩𝗮𝗹𝗱𝗲𝘃𝗲𝘇, 𝗢𝗹𝗲𝗴𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗚𝗼𝗻𝗰̧𝗮𝗹𝘃𝗲𝘀, assistiu ao evento e, no final, deixou uma palavra de orgulho e parabéns a todos os envolvidos, reforçando o investimento no desenvolvimento cultural das crianças e jovens arcuenses. O autarca salientou o início da empreitada do PLACA – Plataforma Criativa de Arcos de Valdevez, que irá nascer na antiga escola primária sediada na zona urbana da vila, e reforçou a fase final da construção da Escola de Ensino Artístico da Música, Dança e Teatro, instalada na EB 2/3S. Para o Município, a educação e a 𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮 𝘀𝗮̃𝗼 𝗽𝗶𝗹𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗳𝘂𝗻𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗶𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗴𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀, reforçando a aprendizagem e conhecimento e garantindo o progresso do concelho.

Ministrada formação “Metodologia de Trabalho Cultural com idosos” No âmbito do projeto CLDS 5G e da programação “Junho-Mês Violeta”, a Câmara Municipal promoveu a ação de formação “Metodologia de Trabalho Cultural com idosos” dirigida a cuidadores informais e técnicos da Rede Social, nos dias 17 e 18 de junho, respetivamente. A formação foi ministrada pela CULTIV – Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania. Uma associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos de educação não formal através da arte, promovendo a inclusão social e a participação cidadã. Com mais de duas décadas de experiência, a associação tem desenvolvido trabalhos em diversos contextos, como estabelecimentos prisionais, escolas, hospitais, bibliotecas e estruturas residenciais para pessoas idosas, em todo o território nacional. “Metodologia de Trabalho Cultural com Idosos” assenta numa metodologia eminentemente prática, baseada na experimentação de atividades individuais e coletivas que podem ser aplicadas em contextos de trabalho com pessoas idosas. Os participantes tiveram ainda acesso ao e-book “Manual para Criar um Jardim em Casa”, que reúne propostas, reflexões e exemplos de atividades desenvolvidas ao longo do projeto, constituindo um recurso de apoio para futuras intervenções culturais e artísticas.

Nota de Imprensa No passado dia 19 de Junho o Partido Socialista foi a votos em todas as concelhias e secções do país. Em Arcos de Valdevez, apresentaram-se a votos Vitor Sousa, a Presidente da Comissão Política Concelhia e Isabel Araújo a Presidente da Estrutura Concelhia das Mulheres Socialistas, ambos vencendo, com naturalidade, estas eleições participadas. No mesmo ato eleitoral, foram também votadas as listas de delegados ao congresso distrital que se realiza a 11 de Julho, que será a consagração de Luís Nobre como Presidente da Federação Distrital. 'O Vítor Sousa, figura sobejamente conhecida das hostes socialistas do concelho representa aquilo que sempre foi no Partido e que todos vêm agora reconhecido no cargo de presidente da concelhia: um fazedor, uma máquina de trabalho, de articulação política concelhia e distrital, um pensador da estratégia para o concelho, com provas dadas no Turismo, Infraestruturas, sector agrícola e florestal, profundo conhecedor destas matérias que vão moldar o futuro do nosso concelho. 'No que a mim me toca, que deixo agora o cargo de Presidente de concelhia arcuense, sei que o PS de Arcos de Valdevez fica bem entregue. Estou convicto de que o PS tem na liderança alguém que vai continuar a representar os interesses dos arcuenses, alguém que se vai bater por apresentar uma alternativa credível, de confiança e de esperança neste concelho. O Eng. Vítor Sousa é a prova de que não existem impossíveis e de que por mais difíceis que sejam os desafios, há sempre uma palavra a dizer, há sempre um passo a dar em frente, há sempre terra para semear. Os arcuenses que se preocupam com a sua terra, aprenderam a olhar para o PS com respeito. Conquistamos isso nos últimos anos. Temos quadros, temos pessoas capazes de, quando a oportunidade chegar, tomar as rédeas do concelho. O Eng. Vítor Sousa é um desses quadros. Mas o momento político e democrático, de fraca participação na vida cívica, de pouco envolvimento partidário, aliado ao crescimento de formas de fazer política fingidas, centradas mais na imagem do que no conteúdo, desafiam o nosso futuro em comunidade. Veja-se a nossa Assembleia Municipal, pela primeira vez desde 1974 reduzida a 2 partidos de oposição, o PS e o CHEGA. Veja-se o caso de várias freguesias no nosso concelho que há mais de 20 anos não têm lista opositora ao partido do sistema instalado. Veja-se o que esta aridez de pensamento crítico provoca à mentalidade colectiva dos arcuenses. Veja-se o que uma Câmara hipertrofiada de funcionários, que abre 114 vagas para novos postos de trabalho 1 mês depois de eleições, provoca na estrutura de dependências que domina este concelho que não é de todos, mas só de alguns. Apesar de todo o trabalho de apresentação de alternativa e denúncia daquilo que considerarmos serem más escolhas que comprometem o futuro do concelho, temos ainda um caminho longo a trilhar para provar aos arcuenses porque é que uma terra sem alternância política é uma terra sem democracia plena, sem futuro. No rescaldo das eleições autárquicas de Outubro de 2025, afirmei que, eu próprio e o PS iríamos entrar num período de reflexão profunda. Eis chegado o momento de me afastar da liderança do PS concelhio, mantendo, óbvia e claramente o meu apoio e colaboração com a nova direcção partidária e, honrando o mandato que me foi concedido pelos eleitores arcuenses, mantendo-me como vereador na Câmara Municipal' , concluiu João Braga Simões.